Arquivo PDF

Atividade Física Adaptada para pessoas com Paralisia Cerebral

A Atividade Física Adaptada (AFA) pode ser definida como um conjunto de atividades esportivas, rítmicas e recreativas, voltadas para atender as necessidades de pessoas com limitações físicas e neurológicas.
Refletindo sobre o significado da palavra adaptada, podemos afirmar que adaptados são os recursos e técnicas utilizados na realização das atividades, sendo a adaptação os meios que respeitam a capacidade do indivíduo como um todo.

Partindo do pressuposto que a Paralisia Cerebral se caracteriza pela inibição, desrregularização e perda de funções, a atividade física adaptada trabalha com a parte funcional, ou seja, com a parte não lesada, mostrando para o indivíduo todo o seu potencial.

As atividades são realizadas em grupo, com crianças ou adultos, com ou sem auxílio do profissional, permitindo aos seus integrantes viver a relação de companheirismo e respeito ao próximo.

O lúdico está sempre presente e, através das vivências corporais, são estimuladas as habilidades e capacidades dos participantes.

Essas habilidades, por sua vez, atingem 3 domínios:

  • o domínio psicomotor - rolar, rastejar, engatinhar, andar, arremessar e chutar, auxiliando na coordenação orgânica geral,  beneficiando a circulação, o equilíbrio, a conscientização corporal e orientação espacial;

  • o domínio cognitivo - capacidade de interpretar uma ação, mostrar outras formas de execução;

  • o domínio afetivo-social - condições de se integrar socialmente, através do convívio em passeios, cinema, festas e parques;

  • jogos e recreação - auxilia no desenvolvimento  psicossocial, evitando uma eventual perda da auto-estima e das funções motoras;

A prática da atividade física proporciona ao indivíduo com paralisia cerebral, condições de explorar suas potencialidades e capacidades, evitando o tédio e doenças relacionadas à inatividade. Portanto, a atividade física adaptada deve integrar o processo de reabilitação de forma prazerosa e descontraída, assegurando a promoção da saúde, pois o movimento é a base da vida do ser humano.

 © 2012 - ABPC - Associação Brasileira de Paralisia Cerebral - Todos os direitos reservados.